Caracterização e evolução histórica geral da instituição e das respostas sociais específicas ao nível da deficiência:
A Associação Cultural de Surdos da Amadora é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos reconhecida enquanto IPSS aquando do enquadramento dos estatutos no Decreto-lei N.º 119 de 25 de Fevereiro de 1993, fundada em 01/10/1977 por um grupo de surdos residentes, na altura, na Vila da Amadora. Para a sua criação, foi necessário proceder ao levantamento do número de surdos existentes.
A Associação Cultural de Surdos-Mudos da Amadora nasceu devido ao número elevado de surdos e com o auxílio de alguns ouvintes. Não havendo sede na altura, o grupo de surdos dirigiu-se à então Câmara Municipal de Oeiras (onde a vila da Amadora pertencia) com o objectivo de apresentar a Associação e de solicitar instalações para a sua sede. No ano seguinte, verificou-se que o Plano da Câmara contemplava a Associação com a instalação de um pré-fabricado para a sua sede. Os membros da Associação reuniam-se na cave de um café situado na Amadora enquanto se realizavam os estudos do local onde iria ser instalado o pré-fabricado e enquanto se aguardava a publicação dos Estatutos no Diário da República.
>>saber mais...
HISTÓRIA | MISSÃO, VISÃO, VALORES E OBJECTIVOS | CORPOS SOCIAIS | ORGANOGRAMA | RELATÓRIO DE CONTAS E PLANOS DE ACTIVIDADE